domingo, 30 de outubro de 2016

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

 Coadjuvantes na Docência Superior




A atualidade está posta, é servida diariamente, velozmente, desde o momento em que se acorda até a noite. Já na mesa do café da manhã, o filho poderá querer contar, empolgado, sobre sua última aquisição: um áudio book de Harry Potter, narrado por famoso ator de Hollywood. Na sequência, antes de sair para o trabalho, você já estará informado sobre os fatos que mais importam, muitos deles, em tempo real.



Menu Tecnológico
 Ao longo do dia, poucas coisas poderão impactar tanto sua rotina quanto a queda da Internet. Neste cenário tecnológico, próprio da Era da Informação, a Educação se vê às voltas com o desafio de se deixar permear pelas tecnologias, mas sem perder a intencionalidade pedagógica de converter informação em conhecimento.

Na medida em que a modernização das práticas docentes não remete, necessariamente, à qualidade de ensino, a simples introdução da tecnologia também não muda a metodologia, pois a ferramenta é aquilo que seu usuário a faz. De acordo com a professora Glaucia Brito, da UFPR em matéria da Gazeta do povo, aqui: http://bit.ly/2ftCI5Y. “A tecnologia não constrói nada, é uma ferramenta. Quem faz a diferença é professor e aluno”, afirma. Parte importante do desafio docente contemporâneo não se coloca para o educador apenas na forma da reflexão sobre a escolha e aplicação das ferramentas, mas também no monitoramento da aprendizagem, tarefas que exigem do professor estudo continuado e atualizado.


Segundo o resultado obtido pelo Censo EAD.br 2010, divulgado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), aqui: http://bit.ly/1Fe6puR , o uso das ferramentas tecnológicas não representam grande desafio para os jovens, mas não se pode afirmar o mesmo em relação a outros aspectos que podem ter origem na tecnologia. 

A pesquisa apurou que o principal fator de evasão nos cursos a distância é a dificuldade na gestão do tempo para estudar e participar das atividades. Isso demonstra que, no percurso educativo, antes de aprender a conhecer, a fazer e a ser, o aluno deve aprender a aprender, a pensar com categorias diferentes das tradicionais, a desenvolver o foco, as atitudes autônomas e proativas em relação ao próprio aprendizado.




Portanto, ao ampliar as alternativas e estratégias de ensino e aprendizagem, as tecnologias podem ser vistas como vetor de reforço à parceria entre os sujeitos do processo educacional, incentivo à atitude de autonomia, cooperação e à troca de experiências nos ambientes virtuais, dentre outros. Mas, para tanto, deverá também contar com professores atualizados, reflexivos em relação aos objetivos de ensino e conscientes de que as tecnologias jamais poderão substituir o calor humano nas relações de ensino. 

 

2 comentários:

  1. Olá Nancy!!

    bom trabalho. Vamos alimentar mais esse espaço com outras ferramentas e recursos. Lembre de linkar os blogs dos colegas.
    Foi bom te conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Olá, professora Rita, que bom, poder contar com sua visita ao meu blog. Saiba que suas observações são muito bem vindas. Abração.

    ResponderExcluir