TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Uma Ponte para o Ensino
O estudo sobre o uso das tecnologias no ensino superior demonstra que elas vieram para ficar por pelo menos um bom motivo: estão presentes no cotidiano da grande maioria das pessoas, especialmente dos jovens.
Pessoalmente, faço
bastante uso de várias tecnologias e penso que, mais importante que usar uma tecnologia como estratégia de ensino, é procurar definir objetivos bem claros, primeiro. Faço opção preferencial pelo uso
das ferramentas assíncronas, que me permitem administrar com maior
autonomia meu tempo e, ao mesmo tempo, podem proporcionar
interatividade e colaboração. Vejo um grande potencial no uso didático dos vídeos de forma geral como os da Khan Academy e outros. Mas acho bastante útil utilizar os programas que permitam programação de interação posterior dos alunos.
Entretanto, as ferramentas síncronas
como os chats, telefone e skype também podem resolver problemas de
comunicação de maneira mais ágil, eficiente e informal. Vejo que algumas ferramentas funcionam melhor
em situações específicas. Por exemplo, às vezes uso o whatsApp para
esclarecimentos adicionais sobre tarefas, trabalhos ou outros. Entretanto, não recomendaria o uso do Facebook, pois percebo nele muita fragmentação de informação,
fontes não confiáveis e o fator distração neste aplicativo.
Penso
que o sucesso do uso
das redes sociais na
educação superior como facilitador da aprendizagem e motivador da
autonomia e de uma cultura colaborativa, estará sempre vinculado aos
cuidados docentes com a escolha dos temas, a qualidade das intervenções
docentes e o monitoramento, muito útil para reverter desvios de aprendizagem e manter o foco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário