FERRAMENTAS PARA RESULTADOS
Como escolher ferramentas tecnológicas para um bom resultado?
Nos cursos de pós-graduação, temos discutido bastante sobre o atual papel do professor na chamada Era da Informação, não mais
como fonte exclusiva do conhecimento. Vejo isso como uma evolução no
ensino, pois é notório que as Tecnologias têm contribuído bastante para enriquecer e fortalecer a
ideia de que nós, docentes, temos hoje muito mais alternativas para
fazer o aprendizado acontecer de forma significativa.
Pessoalmente,
porém, gosto de manter bem clara a noção de que todo o processo, seja
ele relacionado às TICs ou não, precisa ser acompanhado de mecanismos
que possam nutrir, alimentar o processo de aprendizagem mas, em algum
momento do trajeto, oferecer, também, ao professor, um feedback sobre os
resultados alcançados.
Por isso, tenho tentado escolher ferramentas que
acho eficientes e lúdicas como o Zaption. Trata-se de vídeos específicos,
escolhidos e pensados pelo professor para motivar a interação com os
alunos. Este aplicativo é bem interessante, lúdico e oferece aos alunos a
possibilidade de responder aos questionamentos do professor no próprio vídeo, em pausas programadas. Outro que segue o mesmo padrão é o Sócrative. Neste aplicativo,
os alunos respondem perguntas e seu rendimento e comportamento na rede é
acompanhado em tempo real pelo professor. Por exemplo, se entrou mas
não respondeu, se entrou, respondeu e depois editou a resposta,
etc.
Penso
que as redes sociais, em grupos privados, podem oferecer também
oportunidades bem interessantes, pois ali há a possibilidade de que
todos possam postar links, vídeos, sugestão de leitura, etc, tudo num
ambiente, cuja comunicação é mais informal, e o aprendizado pode ser, ao
mesmo tempo colaborativo e autônomo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário