segunda-feira, 7 de novembro de 2016


FERRAMENTAS PARA RESULTADOS

Como escolher ferramentas tecnológicas para um bom resultado? 


Nos cursos de pós-graduação, temos discutido bastante sobre o atual papel do professor na chamada Era da Informação, não mais como fonte exclusiva do conhecimento. Vejo isso como uma evolução no ensino, pois é notório que as Tecnologias têm contribuído bastante para enriquecer e fortalecer a ideia de que nós, docentes, temos hoje muito mais alternativas para fazer o aprendizado acontecer de forma significativa. 

Pessoalmente, porém, gosto de manter bem clara a noção de que todo o processo, seja ele relacionado às TICs ou não, precisa ser acompanhado de mecanismos que possam nutrir, alimentar o processo de aprendizagem mas, em algum momento do trajeto, oferecer, também, ao professor, um feedback sobre os resultados alcançados. 

Por isso, tenho tentado escolher ferramentas que acho eficientes e lúdicas como o Zaption. Trata-se de vídeos específicos, escolhidos e pensados pelo professor para motivar a interação com os alunos. Este aplicativo é bem interessante, lúdico e oferece aos alunos a possibilidade de responder aos questionamentos do professor no próprio vídeo, em pausas programadas. Outro que segue o mesmo padrão é o Sócrative. Neste aplicativo, os alunos respondem perguntas e seu rendimento e comportamento na rede é acompanhado em tempo real pelo professor. Por exemplo, se entrou mas não  respondeu, se entrou, respondeu e depois editou a resposta, etc.

Penso que as redes sociais, em grupos privados, podem oferecer também oportunidades bem interessantes, pois ali há a possibilidade de que todos possam postar links, vídeos, sugestão de leitura, etc, tudo num ambiente, cuja comunicação é mais informal, e o aprendizado pode ser, ao mesmo tempo colaborativo  e autônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário